Vendas por telefone: saiba como tornar o processo mais eficiente

As vendas por telefone são grandes aliadas de diversos tipos de negócios. Oferecem dinamismo, a possibilidade de contatar prospects estratégicos com facilidade e podem gerar retornos bastante vantajosos para as empresas.

No entanto, ainda é comum que práticas erradas sejam desempenhadas por vendedores menos experientes. Errar na abordagem pode ser muito prejudicial para os planos da empresa e manchar a imagem dela. Felizmente, existem alguns truques para evitar que as coisas cheguem a esse ponto.

Veja a seguir algumas dicas para tornar o processo de vendas por telefone mais produtivo!

Vendas por telefone

Saiba o melhor momento para ligar

Diversas parcelas do público possuem rotinas diferentes, e isso precisa estar previsto no seu planejamento de vendas por telefone. Não ligue para todos no mesmo horário, pois isso pode prejudicar os seus resultados.

Em vez disso, trace um perfil sobre essas variações de público. Baseie-se no cotidiano de cada uma para supor o melhor momento para o contato. Quando perceber tendências estratégicas, trate de anotá-las. Prepare também o cronograma de retornos. Trazer a tecnologia a seu favor pode contribuir muito em seu desempenho. 

Tenha um roteiro e saiba fugir dele

Fazer vendas por telefone é algo que requer muita objetividade, já que o prospect pode facilmente se frustrar com qualquer falta de foco da parte do vendedor. Para esses casos, é essencial contar com um roteiro que deve ser seguido em todas as ligações para se certificar de que não ocorram falhas.

Ao mesmo tempo, é necessário saber os momentos certos de fugir desse roteiroDo contrário, seus contatos ficarão engessados demais e incapazes de aproveitar oportunidades únicas que podem surgir durante a ligação.

Muitos colaboradores podem ficar resistentes ao seguir um roteiro, acreditando que pode engessar uma venda. Na verdade, seguir uma estrutura chave permite criar um senso de identidade e atitude propositiva, que demonstra preparo. Basta saber se adequar caso a caso.

Fale menos e ouça mais o seu cliente

Pode parecer um conselho estranho em se tratando de vendas por telefone, no entanto, pode gerar ótimos frutos para a sua empresa. Essencialmente, uma venda deve satisfazer uma necessidade do cliente. A melhor forma de entender o que ele precisa é escutando o que ele tem a dizer.

Ao transmitir o seu pitch na ligação, dedique um espaço de tempo a ouvir o lado do cliente. Pode ser que ele tenha objeções ou precise de outro tipo de solução que você também pode oferecer. Para isso, basta ouvir mais.

Muitas vezes, o atendente quer demonstrar que já entende da situação do cliente, ou que tem algo novo a trazer aquela solicitação e acaba ‘cortando’ o cliente. Por mais que a intenção seja boa, ter empatia não se resume só na atitude em cuidar, e sim muitas vezes em escutar e ser paciente. 

Conheça bem o seu produto

É essencial para vendas por telefone que você saiba tudo sobre o seu produto para poder responder a qualquer pergunta do potencial cliente. Ao transparecer dúvidas, o seu vendedor deixa de passar segurança ao prospect.

Se não é possível agregar tanto conhecimento assim, vale a pena contar com um método eficiente para acessar essas informações. Isso se dá por meio de uma intranet , ERP, ou plataforma de atendimento com tickets. Qualquer outro tipo de material de consulta interativo funciona, desde que seja ágil.

Auto Feedback das ligações

Fazer vendas por telefone é muito parecido com atuar em uma peça de teatro. Portanto, é necessário ensaiar para que tudo dê certo na noite de estreia. Ao saber como aplicar a entonação certa em determinadas palavras, você poderá contar com resultados ainda melhores.

Essa dica pode ser integrada à primeira e tornar o seu roteiro ainda mais rico. Ao ouvir e treinar seu discurso você conseguirá ter novas ideias de abordagem e se preparar para mais objeções da parte do prospect.

Se ouvir muitas vezes demonstra o que pode ser melhorado, e um sistema que grave as ligações e que seja de fácil busca destes arquivos, é fundamental para uma canal de atendimento com foco em vendas.

Tendo em mente cada uma dessas dicas, você conta com um plano robusto para otimizar suas vendas por telefone e passar a aproveitar resultados cada vez melhores no seu negócio. Trata-se de um recurso muito valioso para o sucesso dos negócios. Portanto, é necessário se preparar bem para utilizá-lo de maneira eficaz.

Continue aprendendo mais sobre como melhorar o uso do telefone na empresa: veja 10 soluções para reduzir o tempo médio de atendimento!

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