Como escolher o melhor sistema PABX para a sua empresa

Receber, realizar e direcionar as chamadas telefônicas com eficiência é uma necessidade de todas as empresas. Essa medida gera mais agilidade aos processos e permite que o atendimento ao consumidor aumente sua eficácia. Porém, isso só é conseguido se você souber escolher o melhor sistema PABX.

Essa tecnologia PABX (Private Automatic Branch Exchange, cuja tradução seria Troca automática de ramais privados) é uma central telefônica que simplifica as chamadas por agregar diferentes ramais e linhas a um centralizador. 

Neste post, vamos mostrar o que deve ser considerado ao optar por um sistema PABX. Acompanhe!

Como escolher o melhor sistema PABX

Essa tecnologia é bastante utilizada nas empresas porque permite transferir ligações entre ramais, fazer ligações internas sem custos, e (dependendo do tipo de PABX) é possível gerenciar de maneira inteligente a telefonia da empresa. O resultado é uma gestão de redes mais eficiente, que possibilita adequar o número de chamadas simultâneas de uma empresa ou prédio, ao número de usuários. 

Apesar do sistema funcionar da mesma maneira, existem diversos pontos a considerar ao escolher o modelo mais adequado. O principal são os tipos de PABX existentes, que são as tecnologias analógica, digital e IP:

PABX analógico

Esse é o modelo mais antigo e possui somente recursos básicos, como bloqueio de chamadas a cobrar e inserção de senhas para os ramais, além de só funcionar com linhas analógicas. É raro de se encontrar nos dias de hoje.

PABX digital

Esse formato possui os mesmos recursos do analógico, mas apresenta qualidade superior nas chamadas e funcionalidades adicionais, como a Discagem Direta de Ramal (DDR) e eliminação de ruído. Veio como uma opção para as grandes empresas que precisavam de um grande volume de ligações e, portanto, dependiam da tecnologia E1.

PABX híbrido

Esse sistema agrega linhas analógicas e digitais e integra, via interfaces, o VoIP, tecnologia que usa a internet para fazer chamadas. Podemos dizer que muitas delas possuem problemas quanto integram o IP. Desenvolvido por um número pequeno de grandes empresas (é possível contar na mão), esta é a central mais comumente encontrada hoje no mercado.

Seu mercado estabelece fábrica, distribuidores e instaladores. Essa distância do consumidor final faz com que o potencial das centrais mais inteligentes seja negligenciado. Isso porque o poder de configuração fica na mão de poucos técnicos e engenheiros, e que cerceiam o conhecimento como forma de manter o status de solucionadores, quando na verdade, muitas vezes, são eles mesmos que criam situações que comprometem a operação.

PABX IP (VoIP)

Esse formato possui diversas funcionalidades e tem um funcionamento semelhante ao do servidor proxy, um intermediário entre os clientes que compartilham a rede que gera permissões de acesso. A diferença é que a comunicação é feita por meio do chamado protocolo de internet (IP), o que possibilita economizar nas tarifas das ligações.

Porém, seu principal ativo é a funcionalidade que permite acesso a ferramentar que outrora somente grandes call centers teriam acesso

Ele faz a conexão entre ramais virtuais de dispositivos conectados à internet. Podem ser utilizados smartphones, notebooks, tablets, celulares etc. Com isso, torna-se mais fácil atender as ligações e gerenciar os ramais.

  • comunicação que integra as possibilidades analógica, digital e IP.

  • seleção automática de linhas, espaço para URAs diversas e dinâmicas, 

  • terminais com aparelhos IP (conectam-se com pontos de rede e tem o ramal configurado neles mesmo. EX: caso queira mudar o ramal de lugar, basta desplugar o mesmo e replugar em outro ponto de rede, mesmo que fora da empresa);

  • capacidade ilimitada de ramais; (cada servidor tem uma limitação de processamento, mas em empresas que cobram mensalidade pelo serviço, basta readequar, sem maiores investimentos)

  • possibilidade de gerenciar os custos das ligações via tarifador;

  • análise de produtividade via telefone da equipe;

  • criação de canal de atendimento (Fila de atendimento, verificar ligações perdidas, login e log out de usuários, relatórios analíticos individuais, distribuição inteligente, escuta de supervisor, pesquisa de satisfação, etc)

  • flexibilidade na estrutura da central, que se ajusta conforme sua necessidade;

  • realização de ligações com a tecnologia IP;

  • facilidade para gravar chamadas e criar campanhas ativas e Cold Calls;

  • possibilidade de interligar com computadores e sites; (Ex: Clicou Falou)

  • interligação entre filial e matriz pela tecnologia VoIP.

melhor sistema PABX para a sua empresa

PABX Virtual

Esse é o sistema mais moderno e também chamado de PABX na nuvem. Ele também é um PABX IP, com a diferença de não manter o servidor in loco, e sim, em um Data Center. 

Por mais que seja uma tendência, é necessário levar em consideração alguns pontos limitantes: 

  1. por ter uma interface de configuração para o usuário (ele é responsável por configurar), seu uso pode se tornar complexo.

  2. por ser uma opção barata e de acesso remoto, os fornecedores não prestam suporte in loco

  3. pelo mesmo motivo, o fornecedor tem muito menos compromisso com a entrega do serviço, ou de potencializar seu uso completamente.

  4. fica-se totalmente dependente das ligações Voip do fornecedor.

  5. como os fornecedores trabalham com margens apertadas, muitos buscam rotas de ligações não seguras para o serviço, onerando o cliente em ataques.

Tendo observado estas questões, é possível que o pabx virtual seja uma boa opção para uma empresa pequena que queira adentrar novas tecnologias de voz, podendo rapidamente migrar para um IP dedicado.

Além dessas questões, é preciso verificar outros quesitos, como a credibilidade da empresa prestadora de serviço e o suporte fornecido. Por exemplo: a Encanto Telecom já possui mais de 13 anos de experiência no mercado e oferece recursos completos com seu Encanto IPBX.

Além disso, o suporte é fornecido conforme a sua necessidade, integrando a telefonia (sem limitar suas opções de redundância com outra empresa) e trazendo outros serviços, assessoria e acessos necessários para o sucesso do projeto. Tanto que 95% dos clientes são satisfeitos com os serviços da Encanto Telecom.

E agora, já sabe como escolher o melhor sistema PABX? Acesse mais informações sobre essa tecnologia e fique por dentro de outros conteúdos assinando a nossa newsletter!

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