IPBX: o que é e como tirar melhor proveito

O PABX é um velho conhecido do mundo corporativo. Muitas empresas adotam ou já adotaram esse tipo de estrutura como solução para a telefonia. Porém, com a evolução das tecnologias digitais, uma nova alternativa surge como opção de central telefônica: o IPBX.

O IPBX é um sistema de telefonia IP capaz de realizar todas as funções de um PABX e muito mais, pois não é limitado por restrições físicas de equipamentos.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é o IPBX e como tirar o melhor proveito dessa tecnologia:


O que é IPBX?

Um sistema de IPBX é muito similar ao PABX. Ele distribui e direciona as chamadas dentro da empresa, divide os ramais e faz discagem direta, exercendo o papel de central telefônica particular com tranquilidade.

A principal diferença é que, enquanto um PABX é baseado em múltiplos equipamentos físicos proprietários, o IPBX é uma solução tecnológica que pode ser virtualizada, ou aplicada com ativos universais, como um servidor, gateways, etc. Isso faz com que o IPBX seja mais escalável, simples de configurar e, em boa parte dos casos, mais barato.

Por que adotar o IPBX?

A grande vantagem do IPBX está em sua escalabilidade. O investimento nesse tipo de central telefônica é bem mais inteligente porque só se paga pelo que será utilizado. Caso seja necessário ampliar sua capacidade, isso pode ser feito imediatamente, sem que seja necessário comprar novos equipamentos ou redimensionar a estrutura.

Um exemplo seria o caso de uma empresa que começou com um aparelho PABX de entrada com suporte para menos de 100 ramais, mas cresceu ao longo dos últimos meses e agora precisa ampliar essa capacidade.

Para isso, seria necessário se desfazer do equipamento antigo e adquirir um novo, que seria mais caro e teria uma capacidade muito maior do que o negócio exige no momento atual, o que acaba sendo uma forma de desperdício.

Com uma solução de IPBX, porém, bastaria pagar por mais ramais, sem a necessidade de realizar a troca do equipamento e fazendo um investimento bem menor e mais inteligente.

O mesmo vale para empresas que querem incrementar sua telefonia com elementos como gravadores de chamadas, sala de conferências ou URA (atendimento automático). No sistema tradicional de PABX, seria preciso comprar novos equipamentos para cada uma dessas funcionalidades. Mas com o IPBX, tudo isso é custo e não é necessário investir em nova infraestrutura física para adotar essas e outras funcionalidades.

Por fim, a configuração do IPBX é bem mais simples do ponto de vista técnico: a maior parte das funções e equipamentos são administrados por softwares em uma interface visual clara e objetiva, um contraste em relação à complexidade de uma central telefônica tradicional que cerceava o conhecimento somente a técnicos, e não o compatilhava com os usuários.

Como tirar o melhor o IPBX?

A dica para aproveitar ao máximo o IPBX é fazer com que ele atenda exatamente às necessidades do negócio. Por se tratar de um sistema totalmente escalável e customizável, é possível adotar uma solução sob medida  ao contrário de um PABX normal, que viria com pelo menos uma funcionalidade a mais ou a menos.

Se sua empresa precisa de um serviço de reuniões remotas com colaboradores e clientes, você pode contar com funções de videochamadas e sala de conferências de áudio, por exemplo.

Também é possível acompanhar a utilização dos recursos telefônicos da empresa pelas ferramentas de administração do IPBX, avaliando melhor como dimensionar suas soluções de telefonia com base no uso real delas. E claro, só tenha o número exato de ramais disponíveis que o seu negócio exigir, otimizando os custos com eles.

Para concluir, o IPBX é a ferramenta que permite sua telefonia potencializar seus resultados. Entenda se ele é para sua empresa, fazendo uma simples pergunta: você vê telefonia como custo, ou como um ativo importante da empresa? Suas vendas e atendimento dependem dela? Sua empresa está preparada para ter um atendimento diferenciado?

Bem, respondendo sim para alguma dessas perguntas, é uma boa indicação que o IPBX é para você e sua empresa. Mas para se ter sucesso nesta empreitada, não basta tecnologia: é necessário também um equipe que oriente sua empresa da melhor maneira possível, gerando insights que podem redefinir seu negócio e a maneira como atendem seus ciente.Agora que você já conhece o IPBX, aproveite os comentários para contar pra gente como essa tecnologia pode ser aplicada na sua empresa!

Comments

comments