5 dicas de como reduzir custos de telefonia na empresa

Ter uma comunicação adequada com os clientes e até mesmo dentro da própria empresa é fundamental para qualquer organização. No entanto, nos dias atuais, é fundamental que sejam adotadas boas práticas para reduzir custos de telefonia.

Apesar de o telefone ainda ser muito utilizado para a troca de informações, existem outras ferramentas como o e-mail e os mensageiros eletrônicos e até mesmo serviços de voz que podem servir como alternativa às ligações de longa distância.

Para que você saiba como reduzir custos de telefonia na sua empresa de forma prática, nós elaboramos uma lista com 5 dicas importantes. Siga a leitura e confira agora mesmo!

reduzir custos de telefonia




1. Acompanhe e analise os gastos com telefonia

É importante que você acompanhe, por meio dos relatórios que são enviados juntos com a conta da operadora de telefonia, os gastos que a empresa tem com esse serviço.

Deve-se verificar com a operadora a possibilidade de migrar para um plano que seja mais adequado para a sua empresa. No caso de organizações em que há muitas chamadas interurbanas, recomenda-se planos com tarifas unificadas para todo o território nacional.

2. Contrate Operadoras VoIP

O Voip e a concorrência tem criado uma migração nas receitas das operadoras, que começam a ter no pacote de dados a principal fonte. Dessa maneira, os custos de telefonia tem caído expressivamente, e a Anatel já alinhou que até 2020 cairá ainda mais, próximo a zero. 

Sigla em inglês para Voice Over Internet Protocol, o VoIP pode ser uma solução muito eficiente para diminuir os seus gastos com telefonia. Isso acontece porque esse tipo de sistema transforma chamadas de voz em dados, de modo que até mesmo as ligações internacionais sejam feitas sem custo.

Vale lembrar que, para que os sistemas VoIP funcionem com eficiência, deve-se sempre contar com um serviço de internet de muita qualidade, caso contrário as ligações não se efetivam. 

3. Tenha um atendimento automático

No caso de empresas que contém muitos ramais, é comum que se tenha no quadro de profissionais um telefonista que atende ao telefone e transfere as ligações para os destinatários desejados.

Pode-se substituir esse profissional por um atendimento automático, que utiliza de uma locução de áudio para direcionar a pessoa que está ligando para falar com o setor desejado da organização. Além disso, também é possível direcionar o telefonista para outras atividades como permanecer na escuta, para auxiliar os supervisores no treinamento de novos colaboradores, no que se refere ao atendimento.

4. Transforme a telefonia em planejamento estratégico

A telefonia precisa deixar de ser vista apenas como uma mera ferramenta de trabalho na sua empresa, mas sim como parte do planejamento estratégico da organização.

Isso quer dizer que deve-se adotar ações estratégias com o telefone, como prospectar novos clientes, fazer vendas, cold calls, e prestar suporte telefônico para quem já confia na sua empresa, por exemplo. Assim, também será possível mensurar o ROI de investimentos como em plataforma de atendimento, por exemplo.

Um dos principais problemas enfrentados na geração de ações por telefone que geram receita, é a necessidade de se gastar muito com telefonia para depois gerar o resultado. Mas isso agora tem mudado…

5. Contrate uma plataforma de atendimento com ligação gratuita

Para que você tenha mais tranquilidade e consiga concentrar esforços, não no controle, e sim no ganho, busque empresas que se aproveitam do Voip para ser vanguarda na Tarifa Zero, e que já focam em como auxiliar no seu atendimento, gerando mais ROI na operação.

 Dessa forma, é possível potencializar resultados, não se preocupar mais em gerar ações que tenham custo variável, e aindacontar com o suporte de uma assessoria especializada nesse segmento.

Os consultores de telefonia podem ajudá-lo a identificar gargalos no sistema, na portabilidade, no meio jurídico em ações em que se referem a essa atividade, entre outras ações. Tudo isso centralizado em um único pacote contratado, centralizando várias ações. Deixe a administração telefônica com o especialista e foque nos resultados!

Seguindo essas dicas será mais fácil reduzir custos de telefonia na sua empresa. Para saber mais sobre o assunto, você pode baixar o nosso infográfico “Ciclo de redução de custo”. Lá você encontrará muitas informações interessantes sobre o assunto.

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