Cliente oculto: 5 benefícios para a sua empresa

Você sabia que hoje já é possível entender exatamente como um cliente se sente ao adquirir um produto ou serviço da sua empresa? Muito mais que isso, você consegue também identificar a experiência dessa pessoa desde o momento do atendimento. Esse é o trabalho do cliente oculto!

O serviço, que consiste em um profissional de dentro ou fora de sua equipe ligar para empresa interessado em um serviço, está se popularizando cada vez mais. Empreendedores usam a ferramenta para identificar seus pontos fortes e fracos no atendimento de seus colaboradores.

Se você pensa em adquirir o serviço de um cliente oculto, saiba aqui quais os benefícios para a sua empresa. Confira abaixo 5 vantagens ao usar esse método!

Cliente oculto

1. Identifica onde você deve melhorar

Um dos problemas mais comuns nas empresas é saber onde estão as suas falhas, não é mesmo? Identificar em que momento os erros mais acontecem, qual a sua frequência, e até mesmo o que os seus funcionários fazem para encontrar a melhor solução.

Com o cliente oculto, você pode facilmente detectar o que precisa ser melhorado no atendimento da companhia. Esse serviço pode analisar vários pontos: reciclar conceitos de atendimento – básicos, mas que comumente, ao longo da construção da argumentação, se perdem no meio do caminho – apontar os pontos a melhorar, colocar um olhar externo que possa talvez trazer um novo insight, e provocar um direcionamento para a mudança.

2. Aumenta as Vendas

Canais de atendimento são elaborados para atender clientes, parceiros e fornecedores. MEIA VERDADE. O intuito de um canal inteligente é filtrar as solicitações e direcionar para um pronto atendimento principalmente aquelas demandas conectadas diretamente às receitas: relacionamento ao cliente, acesso a serviço ou canal de venda.

Somente uma análise dos códigos básicos de como atender bem podem dizer se a estratégia de argumentação está no caminho certo. Além disso, é imprescindível que alguém de fora da organização entenda o que esta sendo oferecido.

Com essa análise feita pelo cliente oculto, você estará munido de tudo o que precisa ser feito ou reforçado no atendimento de sua empresa, sendo possível otimizar o poder de persuasão nas vendas e criar uma estratégia diretamente conectada com o aumento de receita e a melhoria dos resultados.

3. Possibilita a satisfação dos clientes

Além de ser um canal de venda, os canais de atendimento inteligentes são também uma das principais maneiras de gerar um relacionamento saudável com os clientes e resolver situações problemáticas de maneira rápida.

Sendo assim, é a satisfação do cliente que engloba conceitos mais subjetivos dentro da busca por resultados. Ao saber exatamente como oferecer o melhor serviço, de acordo com o que o consumidor espera e deseja, você vai atingir ao máximo a satisfação desse comprador, ou ainda superar as expectativas.

Novas maneiras de se atender também podem ser desenvolvidas. Empresas com produtos ou serviços em fase de testes podem colher feedback rapidamente para que possam incorporar as informações em um desenvolvimento de produto mais dinâmico e satisfatório. Assim, cria-se também engajamento dos clientes e conexão com sua marca, portanto…

4. Fideliza consumidores

Lembre-se: um consumidor fidelizado é muito importante para que haja novas compras dele mesmo, indicações de outras empresas e perpetuação de resultados positivos. 

Nas economias de recorrência, por exemplo, quanto mais canais de auto atendimento estiverem disponíveis, melhor; porém, mesmo com redes sociais, novas mídias e relacionamento via plataforma e e-mails, nada supera a telefonia como forma de resolução de problemas, contorno de descontentamentos, ou a melhoria da percepção do cliente com um atendimento mais humanizado.  

Como possuem serviços que outrora poderiam ser parte de uma venda, e que hoje se tornam parte de um serviço pago mensal ou anualmente, com a contrapartida de entregar mais qualidade e valor ao cliente, a retenção é essencial para o aumento de resultados.

A fidelização, seja qual for seu modelo de negócio, é muito importante para manter a salubridade do negócio. Afinal, é preciso aumentar a carteira de clientes ao mesmo tempo que é preciso manter os já conquistados.

E isso tudo só será conseguido com um atendimento impecável.

5. Cliente Oculto aumenta resultados com inovação

As vendas, o relacionamento e a entrega de serviço citados acima são os principais benefícios diretos. Mas dependendo do segmento, é possível que a saturação e concorrência do mercado deixem somente um caminho para o aumento de resultados: a valorização gerada por uma experiência de consumo inovadora.

Para isso, um canal de atendimento inteligente é também uma das principais maneiras de gerar um relacionamento inovador com seus clientes. 

Ganhar destaque em meio a um cenário de crise, por exemplo, se mostra cada vez mais essencial. E se você puder alcançar os melhores resultados inovando sempre, melhor ainda. O cliente oculto vai ajudar você a encontrar de que forma a sua empresa pode oferecer, de fato, um diferencial no mercado.

Conclusão

Vale reforçar que a sua equipe jamais saberá que está atendendo um cliente oculto. Essa é a primeira regra do serviço, que vem realmente para analisar o atendimento de forma anônima, como se fosse um cliente real.

Também não se preocupe quanto ao perfil desse consumidor: ele terá todas as características do seu público-alvo! 

O cliente oculto é uma ótima oportunidade para levantar as métricas inicias de avaliação de um bom scrypt de atendimento. E falamos “iniciais”, pois estas métricas são somente o ponta pé inicial para uma avaliação que deve ser contínua. Um sistema com gravação de chamadas pode agilizar este diagnóstico e prover mais profundidade ao discurso – e bem, a Encanto pode levar isso até você através do Encanto IPBX

Gostou? Deixe o seu comentário e compartilhe suas experiências caso já utilize algum serviço de cliente oculto!

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