4 desafios do canal de atendimento e como superá-los!

Está com dificuldades para mudar o mindset da sua empresa? Quer implantar melhores processos e criar uma cultura de inovação? Sabe quais são os desafios do canal de atendimento e como superá-los? 

Antes de mais nada, é importante compreender que para se posicionar como um empreendedor de sucesso é preciso inibir as más práticas.  Nesse contexto, as atividades direcionadas ao relacionamento com o cliente são uma das que merecem maior destaque. 

Pensando nisso, a seguir vamos mostrar 4 desafios do canal de atendimento, e o que deve ser feito para superá-los. Portanto, se você busca por um aprimoramento profissional e deseja otimizar a gestão do seu negócio, continue a leitura!

desafios do canal de atendimento

1. Falta de unificação dos serviços 

Começaremos então pela falta de unificação dos serviços, um fator impactante no que se refere à eficiência das operações. De forma clara e objetiva, o que as empresas querem é um sistema de atendimento que possa otimizar o contato com o cliente.

Para isso, nada melhor do que o IPBX, uma solução de telefonia que integra tudo em uma única plataforma. Com isso, você poderá distribuir e direcionar as chamadas entre todos os ramais internos, potencializando a sua infraestrutura de telecomunicações. 

2. Inexistência de serviços oferecidos 

Outra reclamação das empresas corresponde aos serviços oferecidos, ou melhor, a inexistência de alguns deles. Como você já sabe, cada organização possui suas próprias necessidades, exigindo soluções adequadas e que se encaixem nelas. 

E é exatamente aqui onde mora o problema, na adequação dos serviços. Quando adquiridos de forma desajustada, o desempenho tende a ser baixo e, consequentemente, os objetivos dificilmente são alcançados.  

3. Diversidade de fornecedores

Mais um desafio que envolve o canal de atendimento é a relação com os fornecedores. Nesse caso, isso ocorre pelo fato de que ainda há algumas companhias que contratam diferentes prestadores ao mesmo tempo. 

O motivo, segundo os gestores, é a questão da segurança. A alegação é de que se um dos serviços falhar, o outro estará funcionando, evitando, assim, que as atividades sejam interrompidas. 

Embora esse pensamento até tenha a sua lógica, na prática, não é bem assim, pois ao perceber uma falha, você terá que entrar em contato com vários fornecedores até descobrir de onde ela vem: isso toma tempo e dinheiro. 

Aqui, vai a dica: analise a possibilidade de contratar uma empresa especializada para personalizar os seus serviços, e que permita uma gestão unificada de telefonia

4. Negociação de custos

Os custos serão sempre um desafio. No canal de atendimento telefônico, não podeira ser diferente. Mais uma vez, esse ponto precisa ser observado na contratação do serviço.

Ao negociar com os fornecedores, tire todas as suas dúvidas e deixe bem claro quais são as suas imposições, orçamento, estrutura etc. Quanto mais transparente for a conversa, melhor será o entendimento sobre os valores. Entenda que o bom fornecedor não é aquele que só presta o serviço, mas sim o que demonstra ser um parceiro do seu negócio

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